Já ouviste falar deste projeto feminino fantástico?

Sem categoria

fotografia(6)

Catarina Campos e Catarina Sousa

 “A missão da mulher não é realçar o espírito masculino, mas expressar o feminino. A missão dela não é preservar um mundo feito pelo homem, mas criar um mundo de humanos através da infusão do elemento feminino em todas as suas atividades” – Margaret Tatcher

Nos dias que correm, o  cenário de um mundo liderado apenas por mãos masculinas encontra-se cada vez mais distante. As lutas incansáveis pela igualdade de géneros, que tiveram acontecimento ao longo da história, conseguiram trazer a mulher até uma posição em que atualmente consegue ter uma voz, tanto nas decisões que toma na sua vida individual como também na sociedade que ocupa. No entanto, e apesar de todos os passos já caminhados nesta direção, ainda existe um número considerável de mulheres que continua a encontrar obstáculos na concretização do seu lugar no universo competitivo e racional dos homens.

A Catarina Sousa e a Catarina Campos são duas empreendoras de Braga que decidiram começar a mudar o paradigma sobre o papel que a mulher ocupa no empreendorismo em Portugal, mostrando que “as mulheres também conseguem”. Assim sendo, estas duas amigas criaram um grupo chamado “Girls lean In“. Lê a entrevista que fiz a estas super babes e aprende como também tu podes expressar o teu espírito empreendedor e de liderança num mundo que ainda é comandado, maioritariamente, por homens.

 

Qual o conceito do “Girls lean in”?

O Girls Lean In é um meetup mensal, em que é convidada uma empreendedora e/ou empresária de sucesso, para partilhar a sua história e motivar mulheres e homens a alcançar algo mais nas suas vidas pessoais e profissionais, a aspirar a cargos de liderança e a lutarem sempre por aquilo em que acreditam! É também o local ideal para conhecer pessoas novas e criar novos contactos e parcerias.

 Como surgiu a ideia?

O Factory Braga sempre organizou meetups, mas 90% dos oradores são homens, assim como os participantes. Duas amigas decidiram mudar isso! O facto da Catarina Campos ter experiência na organização do Portugal Girls Geek Dinners, da Catarina Sousa pertencer ao Factory e ter a prática em organizar estes meetups, aliado à vontade das duas em querer mudar paradigmas e mostrar que as mulheres também conseguem, resultou neste meetup mensal, direccionado para homens e mulheres.

Qual o principal objetivo deste projeto?

Crescemos a ouvir que as meninas “são bonitas como a mãe” e os rapazes “inteligentes como o pai”; quando as mulheres ocupam cargos de liderança, são apelidadas de “mandonas”; não é possível ter uma carreia profissional de sucesso quando somos mães. Achamos que está na hora de mudar! Falaram-nos da Sheryl Sandberg, que é COO do Facebook, e que construiu uma carreira admirável, e que luta pelos direitos da igualdade de género. Inspiradas pela Sheryl, iniciamos este projecto em Braga, que em Setembro vai também decorrer em Lisboa, com a ajuda da Inês Guimarães.

Ter uma ideia é fácil, mas implementá-la já é mais desafiante. Como começaram a materializar o princípio do “Girls lean in”?

Ideias toda a gente tem, executá-las é o mais importante para que se tornem realidade. Das experiências que já temos tido no passado, foi relativamente fácil materializar o Girls Lean In, e foi interessante ver como várias mulheres aderiram a este encontro mensal, e que nos ajudam a que a comunidade cresça de dia para dia! Todas têm vontade de se afirmar, apresentar os seus projectos, criar sinergias. Todas ajudam a implementar o Girls Lean In.

 O que é que as pessoas podem esperar ao participarem numa reunião do “Girls lean in”?

Acima de tudo motivação e inspiração. A vida é feita de experiências, se nos isolarmos, as ideias não surgem, a força de vontade esmorece. Ao participarem no Girls Lean In, as pessoas podem encontrar respostas para uma altura menos positiva em que se encontrem, podem conhecer alguém que as ajude a alavancar o seu projecto!

Como é que as pessoas se podem informar sobre estas reuniões?

A nossa página e um grupo de Facebook vão mantendo as pessoas informadas do que acontece por cá. Estamos também a construir uma rede de contactos, para que as pessoas possam ser informadas por email sobre as convidadas para os meetups de Braga e Lisboa!

Para terminar, qual o vosso sonho para este projeto?

Queremos “voar mais alto” e temos algumas ideias para que o Girls Lean In se torne muito mais do que um meetup. Para além de Lisboa, queremos chegar a mais cidades, inspirar mais pessoas, principalmente mulheres, acima de tudo queremos ver o mundo como um lugar com mais igualdade de direitos. São sonhos que esperamos que se tornem em realidade muito em breve!

Se quiseres entrar em contacto com as Catarinas, envia-lhe um email para o: [email protected] e visita a página do Girls lean in.

We_Can_Do_It!

Partilha esta entrevista no Facebook de modo a divulgar este projeto tão promissor.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."